Foto: Divulgação Corsan/Aegea
Nesta terça-feira (28), a Corsan iniciou um novo método de higienização de reservatórios de água em Santa Maria. Pela primeira vez, os maiores tanques de armazenamento da cidade estão sendo limpos por mergulhadores, com sucção e aspiração de resíduos que podem se acumular no fundo.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Conforme Corsan, a técnica subaquática foi escolhida, porque assim não é preciso esvaziar os reservatórios durante os procedimentos de limpeza e interromper o abastecimento até que eles se encham novamente.
– Os mergulhadores entram e conseguem fazer a aspiração com os tanques cheios – explica a técnica em química da Corsan Tainara Paulus Calheiro.
Aplicação do método
Dois reservatórios que ficam na estação de tratamento de água passarão por esse método – um na Avenida Borges e outro localizado na Rua Padre Kentenich. Eles têm capacidade de 750 mil a 5 milhões de litros de água. Os demais, com capacidade entre 5 mil a 500 mil litros, foram lavados pelo método convencional, porque o esvaziamento deles tem impacto menor.
A higienização dos reservatórios atende a um dos parâmetros de potabilidade da água exigidos pelo Ministério da Saúde. A recomendação é que a população faça também a limpeza das caixas d'água particulares, em moradias e estabelecimentos comerciais.
Leia mais: